Menu

06
abr

Antiguidade Oriental e Clássica




Antiguidade Oriental

As primeiras civilizações antigas se localizavam as margens dos rios. Os egípcios no Nilo, e os mesopotâmios no Tigre e Eufrates. Essas civilizações são conhecidas como "civilizações de regadio", por causa de estarem próximos aos rios e pelo controle da irrigação pelo Estado.
Eles tem como características em comum: governo teocrático (governante como divindade), civilizações de regadio (estado controlava os rios e cobrava impostos na produção agrícola), controle de terras pelo estado, trabalho compulsório (camponeses entregavam parte da sua produção ao estado).

Egito 

  • Tinha a escrita pelo sistema de hieroglífico, que foi decifrada pela Pedra de Roseta.
  • Faziam a mumificação dos corpos dos mortos, para conservar, para possibilitar a união com a alma no futuro. Esse ritual era reservado apenas para os mais poderosos economicamente.
  • Os egípcios implantaram um sistema de irrigação, que pode manter eles em uma area praticamente desértica. As inundações nos meses de julho e outubro também ajudavam a fertilizar o solo, ajudando na agricultura. 
  • A base da sua população eram os camponeses, que nos períodos entressafra eram empregados na construção das edificações faraônicas.
  • O estado controlava todas as atividades, inclusive o comercio. 

Mesopotâmia

  • Mesopotâmia significa "entre rios"
  • As cheias entre março e maio dos rios Tigre e Eufrates possibilitaram o desenvolvimento das civilizações agrícolas. 
  • Eles construíram diques, barragens, canais de drenagem e irrigação. 
  • Na primeira Dinastia Babilônica o principal representante foi Hamurabi, que fez o famoso código jurídico, que foi uma tentativa de organizar a sociedade. Desse código que vem a frase "olho por olho, dente por dente".
  • A sociedade era dividid entre homens livres (nobres, religiosos, comerciantes e camponeses) e escravos.

Antiguidade Clássica 

Essa civilização era formada por gregos e romanos. Por mais que as instituições greco-romanas chamassem os outros povos de "bárbaros", eles chegaram a adotar muito dos seus costumes.
Eles acreditavam que os homens eram inferiores as forças sobrenaturais em que acreditavam. 
Na Grécia as energias humanas foram canalizadas para a construção de um mundo para os homens. Eles buscavam a possibilidade de explicar o mundo pela razão. 
Os gregos acreditavam que toda a lei era divina, e distinguiam as leis divinas, leis humanas e leis da natureza.  Acreditava-se que os homens eram responsáveis pela criação das condições sob as quais poderiam esperar qualquer justiça em relação ao outro. Foram os primeiros a elaborar o ideal de uma justiça para todos os cidadãos na cidade-estado. 
A economia da Grécia era baseada na agricultura, caça, pesca e coleta. Cada cidade (pólis) estado era independente, e apesar das rivalidades eles podiam se juntas contra um inimigo em comum.

Esparta

Eram ligados as atividades agrícolas e militares. Eram descendentes dos dórios que invadiram a Grécia.
  • A sociedade era separada em: espartanos (únicos que podiam exercer os direitos de cidadania e participar do governo), os periecos (livres, mas submissos, dedicavam-se ao comercio), hilotas (eram servos, cultivavam as terras e paravam um valor anual pelo uso da terra)
  • As leis e a organização social de Esparta tinha como finalidade criar um povo guerreiro. Se uma pessoa fosse considerada fisicamente fraca, era abandonada à morte.
  • As meninas eram incentivadas também as atividades físicas para gerar filhos vigorosos e sadios.
  • Esparta era governada por dois reis. A Apelá era a Assembleia do Povo, a Gerúsia era o Conselho dos Anciãos (28 anciãos com mais de 60 anos de idade).

Atenas 

Atenas se consolidou como cidade estado a partir de um acordo entre varias comunidades que se organizaram em seu redor.
  • Tinha maior atividade mercantil, consequentemente, maior mobilidade social.
  • Sua sociedade era dividida entre: eupátridas ("bem-nascidos"), georgoi (pequenos proprietários), metecos (artesãos e mercantis estrangeiros), e na base estavam os escravos.
  • Era governada por um rei, que tinha funções civis, militares e religiosas, com o tempo o poder do rei foi passando para os eupátridas, que o poder real acabou virando o arcontado. Os seis tesmotetas tinham o poder e a força da lei. A Assembleia Popular elegia magistrados.
  • A forma de governo provocou muitas revoltas sociais.
  • A lei exigia que os pais educassem os filhos, e o ensino envolvia letras, musica e ginastica. Posteriormente foi incluído geometria e desenho. Podemos perceber que eles não se preocupavam só com a formação física, mas com a intelectual também.
  • As Guerras Médicas foram entre gregos e persas, tendo como razão a expansão gregas pelas ilhas do mar Egeu e pelo continente da Ásia Menor.
  • Após as Guerras Médicas teve a Guerra do Peloponeso, que duraram varios anos e tiveram varios conflitos.  Para Atenas e varias outras cidades-estados se organizarem e se recuperarem financeiramente e militarmente contra um possível ataque persa, foi feita a aliança conhecida como Liga de Delos.
A ampliação da liga fortaleceu o poder de Atenas, o que levou Esparta vendo-a como uma ameaça e uma rival, então Esparta formou a Confederação do Peloponeso. Após a guerra longa e exaustiva, com a vitória de Esparta na batalha naval e a rendição de Atenas, eles foram obrigados a se entregar a Esparta e o restante da tropa demolir os muros que a protegiam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário